Modalidades de Ensino e o Papel do Professor Particular na Educação

professor particular

4/8/20252 min read

Introdução às Modalidades de Ensino que eu trabalho.

Nesse mundo atuando como professora particular desde 2020, foi surgindo a oportunidade de diferenciar os atendimentos, para que o público alvo entendesse e percebesse a necessidade individual da criança, também a aplicação de forma diferenciada das modalidades.

As modalidades são acompanhamento escolar, reforço escolar e a aula particular. Cada uma delas tem a sua forma de ação. Um exemplo é o reforço escolar, geralmente aula avulsa, é mais cara, direcionada para a semana de provas, ou algum conteúdo especifico. 

Seguindo o acompanhamento escolar, como o nome diz: rotina de estudos, e na maioria das vezes fecham planos de 3 meses no mínimo, pode ser com as tarefas, todas as atividades e também só uma matéria. 

E por fim, a aula particular, voltada a alfabetização, ao letramento e a aprendizagem básica das operações matemáticas. Aula individual, com materiais lúdicos ensino a criança de forma inteligente e diferenciada. 

O Papel do Professor Particular

O professor particular é aquele profissional que se destaca em meio a uma multidão. Sair do comodismo, pensar fora da caixa. 

Apesar de estar na moda entre os educadores, exige muito esforço. Ganha bem sim, você faz os seus horários, mas também precisa ser responsável e ágil para compreender cada aluno que procura esse serviço. Por que a grande maioria deles tem atraso na aprendizagem. 

Então o nosso papel é ser um complemento , extensão da escola.  Para assim, auxiliar no desenvolvimento, identificar e resolver as dificuldades. Ele precisa entender onde ocorreu a falha e seguir desse ponto para ensinar a criança. 

Materiais Lúdicos: Como Ajudam no Aprendizado

Os materiais lúdicos, também conhecidos como recursos didáticos, são ferramentas que utilizo muitas das vezes para  desenvolver as habilidades como a imaginação, a criatividade, a atenção, a capacidade intelectual  e o raciocínio lógico. Além de ser contagiante, legal e gerar os momentos de alegria.

Funciona como um reforçador durante a aula e enquanto brincam, aprendem. Já se perguntou porque a criança não gosta de livros? ou talvez  porque ela não encaixa uma peça no lugar correto?

E ai, vem o recurso,  ele estimula, desenvolve essas habilidades para que futuramente a criança não  seja afetada  no  ler ou no escrever, pois sim, o traçado da letra precisa da imaginação, o não gostar de livros é a falta de imaginação, atenção. 

materiais

You didn’t come this far to stop